sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Roze - Acorde





ROZE, cantora, (cantadora, cantadeira ...) baiana de Tucano, sertão de Canudos, possuidora de um estilo próprio no ato de interpretar as canções que lhe tocam a alma, declara-se guiada por uma voz afinadíssima que vara o silêncio de seu interior catingueiro, impulsionando-a a cantar: "O meu canto é uterino. A minha garganta apenas permite a passagem daquela voz que grita , lamenta e canta dentro de mim. Eu canto mesmo é pelo umbigo". Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, Roze iniciou suas apresentações públicas ao lado de Gereba no início da década de 70. Após várias participações em eventos no circuito universitário local e em teatros, estreou em disco participando do LP de Carlos Pita., "Águas de São Francisco", em 1979. Naquele ano, a convite da mesma gravadora, lançou o seu primeiro LP solo, o "Acorde", trazendo basicamente compositores inéditos baianos. Este LP teve seus destaques reproduzidos no compacto duplo "ROZE" em 1980, ano em que teve suas músicas incluídas no LP de Rolando Boldrim "Som Brasil", devido sua marcante presença no programa homônimo de rede nacional de televisão, e no LP da gravadora "Essas Mulheres", que reúne o melhor do "cast" feminino que por ela já passara. Tornou-se independente por vontade própria e produziu na Bahia o seu segundo LP solo "ROZE", lançado em 1984. Naquele mesmo ano participou da "Semana da Bahia" em Luanda, Angola, representando as tendências nordestina da música baiana.

Roze tem ainda participado de outros LP’s tais como o de Fábio Paes, "Pensando na Alegria" (1985), de Adelmo Oliveira e Augusto Vasconcelos, "Vertentes" (1988), de João Bá, "Carrancas" (1990) e recentemente gravou o "CD" de Gereba, "Gereba Convida" (1993), juntamente com outras intérpretes femininas do melhor da MPB. Roze tem sido também presença marcante em eventos culturais a exemplo dos promovidos anualmente pelo Movimento Popular e Histórico de Canudos, no sertão baiano, nas 2ª e 3ª Cantoria de São Gabriel, Semana de Cultura Eunápolis, de Serrinha, Feiras dos Municípios, do Interior, em Salvador e outros.Seja na praça pública, em teatros, seja em Salvador, em São Paulo, no interior ou no exterior, Roze leva ao público seus autores preferidos: Elomar, Cândido de Jesus, Vital Farias, Carlos Pita, Gereba e Patinhas, Jorge Alfredo e Antônio Risério, Fábio Paes, Luiz Gonzaga, João do Vale, Geraldo Vandré e Roberto Carlos.No ano de 1997, Roze foi uma das participantes da semana cultural, juntamente com os cantadores Gereba, Dinho Oliveira, Zé Costa, Muskito e Joaquim, promovida pelo Movimento de Canudos nas cidades de Uauá, Monte Santo, Euclides da Cunha, Nova Canudos, Bendegó e Açude do Cocorobó, ao lado de Roberval, músico baiano que a acompanhava nos shows.

faixas:
1 - O plantador (Hilton Acioli - Geraldo Vandré)
2 - Anjo de São Raquel (Candinho de Jesus)
3 - Oiampi (Jorge Alfredo - Antonio Risério)
4 - A volta da Asa Branca (Luiz Gonzaga - Zé Dantas)
5 - Soisbi (Candinho de Jesus)
6 - Acorde (Candinho de Jesus)
7 - Teia Miúda (Candinho de Jesus)
8 - Urubus e Poentes (Capenga e Patinhas)
9 - Amor Moreno (Candinho de Jesus)
10 - Estrada das Missões (Candinho de Jesus)
11 - Estrela solitária (Edu Nascimento)
12 - Araguaia Morena (Carlos Pita)

* Fonte de informações: Poeiras e Cantos



Uma das vozes mais bonitas que conheço.

Sem pesadelo: Ao Sonho!






Um comentário:

  1. Esse é o único Lp de ROZE que conheci até então e o mantenho até hoje. Um entre os discos que mais marcaram as boas lembranças que tenho de uma boa música.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário