quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Duo Siqueira Lima - Tico tico no fubá



“Eles estão sendo considerados um novo fenômeno do violão brasileiro. Com uma mistura de técnica perfeita, repertorio infalível e muito carisma, Fernando Lima e Cecilia Siqueira ganha admiradores por onde passam”. (Revista “Violão Pro” -São Paulo 2007).

O trabalho do Duo Siqueira Lima está atraindo a atenção de músicos e críticos do Brasil e do exterior por sua originalidade, musicalidade e versatilidade. Desde seu início, no ano de 2002, a idéia principal foi criar uma sonoridade própria e um repertório diferenciado, tendo como principal fonte de pesquisa a música Latino-americana, sobre tudo a do Brasil.

Nestes seis anos de trabalho gravaram dois discos: “Tudo ConCorda” (2003), com repertório variado, do barroco ao século XX e “Lado a Lado” (2006), dedicado à música brasileira, com arranjos inéditos de compositores como Pixinguinha, Valdir Azevedo, César Camargo Mariano, Dominguinhos e João Bosco, entre outros. Este álbum foi lançado em Dublin (Irlanda) no “Festival of World Cultures”, onde se apresentaram músicos de mais de 50 nacionalidades.

A carreira internacional iniciou em 2003, e desde então o duo se apresenta com freqüência por quase toda Europa, já havendo visitado países como Espanha, Itália, Inglaterra, França, Irlanda, Áustria, Suíça, Hungria, Polônia, Ucrânia, Bielorússia e Rússia. Em novembro de 2007 realizaram seu Debut no National Concert Hall em Dublin-Irlanda e no Cultural Arts Center em São Petersburgo-Rússia.

Segundo os críticos da revista Russa O Mundo do Violão, “O duo Siqueira Lima abrilhantou o festival com o ritmo contagiante dos povos da América Latina. São grandes artistas do violão, executam as obras com maestria, graça, e um incomparável senso artístico. Excepcionais”. Já o jornal francês La Semaine, diz: “Momento de Grande emoção. O público presente pode ouvir música clássica, jazz e temas brasileiros, o que provocou aplausos, de pé, por vários minutos...”.

Pela naturalidade com que transitam entre o clássico e o popular, o duo realiza apresentações tanto em festivais de música de câmara como em séries instrumentais brasileiras. Entre eventos e lugares no Brasil e exterior destacamos os seguintes: Programa Conversa de Músico (TV Senado, Brasília); II Encontro Internacional de Violões (Tatuí-SP); Teatro Pedro II (Ribeirão Preto-SP); Teatro Municipal Dr. Armando de Ré (Suzano-SP); Teatro Municipal Tupec de Mogi Guaçu; Centro de Cultura Judaica, Seminário de Violão Souza Lima, e Museu de Artes de São Paulo-MASP (São Paulo-SP); Série Convite a Música (Maringá PR); Teatro Florencio Sánchez (Paysandú-Uruguai), Festival Internacional Abel Carlevaro (Montevidéu-Uruguai); Festival de Guitarra de Hondarribia (Hondarribia-Espanha); Festival de Guitare de Lausanne (Lausanne-Suíça); Palazzina Liberty (Milão-Itália); Castelo "Ësterhaze" (onde viveu Joseph Haydn- Fertod-Hungria); Palácio Congresowa (Varsóvia-Polônia); Festival of World Cultures, Bank of Ireland e National Concert Hall (Dublin-Irlanda), Arts Centre Theatre (Minsk-Belarus); International Musical Festival (Kaluga-Rússia); Jazz Festival (São Petersburgo-Rússia) e Guitares du Monde (Perpignan – França).

O duo recebeu orientação do professor Henrique Pinto.


“Mais do que um duo de violões, vi e ouvi emocionado, dois jovens que conseguiram suplantar as barreiras entre o violão erudito e o popular, com perfeição e graça. Pura arte! Acho que o violão brasileiro está entrando numa fase brilhante, reafirmando com autoridade sua posição entre os melhores do mundo”.

Ulisses Rocha



“A música brasileira ganha, no talento do duo Siqueira Lima, uma nova dimensão sonora, com arranjos que os colocam como músicos de primeira grandeza”.

Henrique Pinto



“ Ter minha música tocada com essa excelência não tem preço...“

Gilson Peranzzeta

Fonte: http://www.duosiqueiralima.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário